1976

INÍCIO

1976

 Sábado, 03 de Abril.

     Padre Fúlvio Giulliano-PIME convidou o senhor Joel Pereira de Azevedo, então, Coordenador da Comunidade de Vila Maia (Nossa Senhora de Fátima), para a escolha de um lugar a fim de construir uma Capela. No momento não foi revelado o nome do Padroeiro, mas para Padre Fúlvio o nome já estava escolhido. Seria a Capela de “São Paulo Apóstolo”. Os dois saíram de “vespa” (um tipo de motocicleta da época), percorrendo a margem direita da estrada de ferro e chegando até a casa do senhor Nestor, o último morador da quadra. Porém, Padre Fúlvio não se agradou de nenhum lugar. Depois de tomarem um cafezinho com o senhor Nestor voltaram.

       Próximo à Rua Euclides Rodrigues pararam, atravessaram uma cerca de arame farpado que protegia a Estrada de Ferro Santana - Serra do Navio: (próximo da ICOMI), chegaram a este local e ficaram maravilhados com a beleza do lugar.

        Padre Fúlvio, disse: - "Não pode haver outro melhor! Vai ser aqui. Você, concorda Joel"?

        Joel Azevedo: - Sim, Padre! É ótimo!

        Saíram até a casa do senhor José Costa da Silva (Zé do Chico), para comunicá-lo, pois era o proprietário do terreno (um cafezal). Ele estava ausente. Deixaram para dizer-lhe em outra oportunidade.

CONSTRUÇÃO

Domingo, 18 de Abril.

       Após 15 dias, foi iniciada a construção da Capela. Neste mesmo dia foram locados e levantados oito esteios e atracado com os devidos flechais, isto com a colaboração de uma equipe de Marianos.

         Desta operação o senhor Joel Azevedo não participou (então coordenador da Igreja Nossa Senhora de Fátima).

          A medida da Capela era de 12,00m X 8,00m.

 Terça-feira, 14 de Setembro.

         Os trabalhos foram reiniciados 149 dias depois, quando o Padre Fúlvio voltou de suas férias que passou na Itália.

           Neste dia um senhor e dois rapazes iniciaram a roçagem. Com duas semanas de limpeza o senhor Joel Azevedo começou o baldrame com a ajuda do senhor Ermenegildo e o senhor Matias, este último sendo pago.

 Domingo, 26 de Setembro.

           O senhor Joel Azevedo e mais 11 Marianos colocaram o aterro e concluíram o baldrame da calçada.

 Domingo, 10 de Outubro.

         Voltaram neste dia e encontraram o aterro compaquitado e empedrado e com oito Congregados Marianos começaram a “aguada”, isto é, a camada impermeabilizadora e só não terminaram neste dia por falta de água.

 Domingo, 17 de Outubro.

           Ficando o restante para este dia e lá estiveram o senhor Dorindo Pinheiro Nunes e o senhor Joel Azevedo com a ajuda de dois garotos, Joelson e o filho do senhor Teté, aprontaram a “aguada”.

 Segunda-feira, 25 de Outubro a Domingo, 07 de Novembro.

             O senhor Pancrácio e o senhor Ermenegildo emparedaram a faixada e parte das outras três paredes.        

Segunda-feira, 08 de Novembro.

            Prosseguiu a limpeza do restante de toda quadra que era de 3.600m2, isto é, de 60,00m X 60,00m, doado pelo senhor José Costa da Silva (Zé do Chico).

 Terça-feira, 16 de Novembro.

           Terminada toda a roçagem se iniciou o serviço da cerca, fazendo-se os buracos e o entarugamento.

Quarta-feira, 17 de Novembro a Sábado, 20 de Novembro.

          Em quatro dias um carpinteiro, senhor Ermenegildo e um rapaz de nome Costa concluíram o emparedamento de toda a Capela.

 Segunda-feira, 22 de Novembro.

            Foram aprumados todos os tarugos que cercam a área pertencente a Capela São Paulo Apóstolo.

 Sábado, 20 de Novembro a Quinta-feira, 09 de Dezembro.

            O senhor Ermenegildo e seu ajudante Constantino Alves de Lima fizeram o serviço de recuperação das 14 janelas que tinham o tamanho de 1,75m(Altura) X 0,80m(Largura) e sentando-as. Sendo seis de plástico de cores e oito de fibra plástica. Deixaram todas com seus devidos acabamentos.

Quarta-feira, 01 de Dezembro.

           Os carpinteiros sentaram as duas portas que mediam 2,35m X 1,10m cada uma. Em uma delas foi colocada uma fechadura.

 Quinta-feira, 09 de Dezembro a Terça-feira, 14 de Dezembro.

              Foram colocados 240m de flechais de sucupira que cercavam a área.

 Quinta-feira, 16 de Dezembro a Sexta-feira, 17 de Dezembro.

           Com 20 sacos de cimento foi cimentada a Capela por três pedreiros no 1º dia e dois pedreiros no 2º dia (João Brito, Joel Azevedo e Manoel) e três ajudantes (Alexandre “Preto”, Ozéias Lopes e Elcimar da Silva e um garoto que ajudou do princípio ao fim Joelson Santos de Azevedo).

 Segunda-feira, 20 de Dezembro a Quinta-feira, 23 de Dezembro.

           O senhor Roberto fez a pintura das janelas e da parte externa da Capela, dando os últimos retoques para ser inaugurada no dia 26 de dezembro de 1976.

  https://img.comunidades.net/igr/igrejasaopauloapostolo/capela_1.png       https://img.comunidades.net/igr/igrejasaopauloapostolo/capela_2.png

                                                   Fachada da 1ª Capela                    -                                                                                                  

           Sobre a Cruz tinha o nome CAPELA SÃO PAULO APÓSTOLO em compensado e pintado de branco. Em cada porta da frente era cravado no centro uma cruz de malta de madeira.

 

INAUGURAÇÃO

 Domingo, 26 de Dezembro de 1976.

            Uns Congregados Marianos fizeram os últimos preparativos que estavam faltando, sobre tudo na limpeza da estrada. Colaboraram também umas jovens e senhoras da Vila Floresta (atualmente parte do Bairro Central) fazendo a ornamentação da capela para a inauguração às 17h00min.

             A mesma se realizou conforme foi planejado:

           Às 16h00min saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima a procissão carregando uma cruz de compensado feita pelo (...) medindo (...) com o Cristo Crucificado. A cruz era carregada por dois homens para facilitar o equilíbrio da mesma, pois levavam à frente, bem exposta para uma melhor visão. Logo atrás vinha uma camioneta FORD com o alto falante e todo o povo que acompanhava a procissão. Chegando à frente da Capela São Paulo Apóstolo às 17h00min e logo dando início à Solenidade de Inauguração pelo Bispo Dom José Maritano.

           Antes que o povo entrasse na Capela Dom José Maritano fez a Bênção Solene da Capela. Estavam presentes mais ou menos 500 pessoas. Após a Bênção foi lido pelo Coordenador da Comunidade de Vila Maia (Nossa Senhora de Fátima), senhor Joel Pereira de Azevedo, o inventário referente à Fundação da Capela de São Paulo Apóstolo.

             Em seguida as pessoas entraram para a Capela* e foi Celebrada a 1ª Missa pelo Bispo Dom José Maritano. Dona Gentila Nobre, representando Vila Maia (Nossa Senhora de Fátima) fez o comentário da missa; a 1ª leitura ficou a cargo de um representante da Igreja Matriz (Nossa Senhora do perpétuo Socorro), mas este não compareceu; a 2ª leitura seria feita por um representante da Área Comercial, por questão de tempo Dom José Maritano não permitiu a 2ª leitura. Estavam presentes também os Padres Jorge Pedemonte (Pároco) e Fúlvio Giulliano e uma irmã de Macapá.

 ______________________________________________________________

          *Nota do autor: A Capela tinha estatisticamente a capacidade para 120 pessoas (sentadas e em pé), portanto, concluímos que ficaram por volta de 380 pessoas do lado de fora da mesma, durante a primeira missa.

 

????????????

(Fotografia de sábado, 04 de maio de 2013).

          Cruz original trazida na procissão solene de inauguração. Desenho de Padre Fúlvio Giuliano de 1.976. Revitalização por José Agnelo F. Pastana em 2012.